26.7 C
Dili
Saturday, June 15, 2024

Maldivas e China elevam laços em conversa dos dois presidentes

Must read

Beijing, 10 jan  — O presidente chinês, Xi Jinping, conversou em Beijing nesta quarta-feira com o presidente da República das Maldivas, Mohamed Muizzu.

Os dois chefes de Estado anunciaram a elevação dos laços bilaterais a uma parceria cooperativa estratégica abrangente.

Xi lembrou que os povos dos dois países estabeleceram laços amistosos através da antiga Rota da Seda Marítima, realizaram cooperação produtiva na construção do Cinturão e Rota e outras áreas nos últimos anos e deram um bom exemplo de igualdade, assistência mútua e benefício recíproco entre países grandes e pequenos ao longo dos últimos 52 anos das relações diplomáticas.

“Sob as novas circunstâncias, as relações China-Maldivas encaram uma oportunidade histórica para aproveitar as conquistas passadas e seguir em frente”, exaltou Xi, observando que a elevação dos laços é necessária e corresponde ao crescimento das relações bilaterais e atende às expectativas dos dois povos.

Xi falou sobre o trabalho árduo e as valiosas experiências do Partido Comunista da China no último século. Ele sublinhou que o país respeita e apoia as Maldivas na exploração de um caminho de desenvolvimento adequado a suas condições nacionais e apoia firmemente a nação na salvaguarda de sua soberania nacional, independência, integridade territorial e dignidade nacional.

A China está pronta para trocar experiências de governança com as Maldivas, fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento, promover a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e estabelecer um novo marco para a amizade bilateral, assinalou Xi.

Ele pediu que os dois lados reforcem a cooperação em áreas como economia, comércio e investimento, parques agrícolas e economias azul, verde e digital. Também apelou ao alargamento da cooperação em matéria de proteção ecológica e ambiental marinha, bem como ao reforço dos intercâmbios interpessoais. O presidente prometeu incentivar mais estudantes maldívios a estudarem na China e promover mais voos diretos entre os dois países.

Xi observou que os dois lados devem fortalecer a comunicação e a coordenação multilateral para salvaguardar o multilateralismo genuíno e os interesses comuns dos países em desenvolvimento e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, a fim de tornar o mundo mais pacífico, seguro e próspero.

Ele afirmou que a China está disposta a trabalhar com as Maldivas para implementar o consenso alcançado na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima em Dubai e para promover a implementação plena e eficaz do Acordo de Paris.

Muizzu disse estar honrado por fazer sua primeira visita de Estado à China com vários ministros importantes e por se tornar o primeiro chefe de Estado estrangeiro que a China recebeu este ano, demonstrando plenamente a grande importância que ambos os lados atribuem ao desenvolvimento das relações bilaterais.

Ele ressaltou que as Maldivas seguem firmemente a política de Uma Só China. O apoio mútuo firme na salvaguarda da soberania nacional, da independência e da integridade territorial é uma base sólida para o desenvolvimento sustentado e sólido das relações Maldivas-China.

Observando que este ano marca o 10º aniversário da histórica visita de Estado do presidente Xi às Maldivas, Muizzu enfatizou que a China forneceu uma quantidade significativa de assistência valiosa ao desenvolvimento econômico e social de seu país. Ele apontou que o povo das Maldivas se beneficiou enormemente da Iniciativa do Cinturão e Rota, citando a Ponte da Amizade Maldivas-China como um símbolo do vínculo entre os dois povos.

Durante sua visita à Província de Fujian, Muizzu disse ter testemunhado as grandes conquistas da China e experimentado a excelente liderança do presidente Xi. As Maldivas esperam aproveitar a elevação dos laços como uma oportunidade para expandir novos canais de cooperação e promover parcerias de alta qualidade na construção do Cinturão e Rota e desejam receber mais turistas chineses no país.

As Maldivas apoiam a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, todas apresentadas pelo presidente Xi, e estão dispostas a comunicar e cooperar estreitamente com a China em assuntos internacionais e regionais, frisou Muizzu.

Após as conversas, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura de um plano de ação para estabelecer a parceria cooperativa estratégica abrangente China-Maldivas, bem como documentos de cooperação sobre a construção do Cinturão e Rota, gestão de desastres, economia e tecnologia, infraestrutura, meios de subsistência das pessoas, desenvolvimento verde e economias azul e digital.

- Advertisement -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article