25.3 C
Dili
Saturday, July 20, 2024

China acelera desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade

Must read

Este ano, várias regiões e departamentos da China têm desenvolvido ativamente novas forças produtivas de qualidade, procurando novas estratégias e tomando medidas proativas.

 
Deputados do 14o Congresso Nacional do Povo (NPC) e membros do 14° Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política Popular da China (CPPCC) enfatizaram a importância de desenvolver vigorosamente as indústrias emergentes estratégicas, como a nova energia, os novos materiais, a fabricação avançada e a informação eletrônica.


Eles acreditam que isso ajudará a fomentar indústrias futuras, acelerar o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e aumentar o impulso para um desenvolvimento de alta qualidade.
Com a inovação a desempenhar o papel de liderança, novas forças produtivas de qualidade significam produtividade avançada que é libertada do modo tradicional de crescimento econômico e caminhos de desenvolvimento de produção, caracteriza-se por alta tecnologia, alta eficiência e alta qualidade, e está alinhada com a nova filosofia de desenvolvimento.


Novas forças produtivas de qualidade são essencialmente produtividade avançada que caracteriza a inovação e se concentra na alta qualidade, que são de grande importância para acelerar o desenvolvimento de um sistema industrial moderno, disse Yu Xubo, deputado do 14o NPC.


Yu, também o presidente da Genertec, uma empresa de propriedade estatal administrada centralmente, observou que a Genertec fez parceria com a Universidade de Tecnologia de Chongqing para promover a industrialização da tecnologia de tempo-grading de nanômetros, que tem sido amplamente aplicada em ferramentas de máquinas de controle numérico de computador avançado e robótica, contribuindo assim para o desenvolvimento da indústria de equipamentos de ponta da China.


Em 2023, a produção de veículos novos de energia na China atingiu 9.443 milhões de unidades, um aumento de 30,3 por cento em relação a um ano atrás. A produção de células solares, incluindo células fotovoltaicas, aumentou 54 por cento em relação ao ano para chegar a 540 milhões de quilowatts. A empresa também produziu 7,83 milhões de conjuntos de robôs de serviço, com um aumento de 23,3% em relação ao ano anterior.


“O desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade ajuda a fomentar um lote de indústrias pilares de grande escala e influentes, e também acelera a transformação e a modernização das industrias tradicionais, aumentando assim a resiliência da economia chinesa, e atualizando efetivamente e expandindo adequadamente a produção econômica da China”, disse o presidente da Universidade Sun Yat-sen Gao Song, um deputado do 14o NPC.


Em 2023, o valor acrescentado da indústria de manufatura de alta tecnologia aumentou 2,7% ano-a-ano, e o investimento em indústrias de alta-tecnologia aumentou 10,3% em relação a um ano atrás, o que indicou uma acumulação contínua de novo impulso.


O desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade necessita de inovação tecnológica, que constrói um motor para o desenvolvimento de alta qualidade através de avanços tecnológicos originais, disruptivos e de ponta, disse Yu.


No ano passado, o gasto anual da China em pesquisa e desenvolvimento (R&D) ultrapassou 3,32 trilhões de yuan (462,28 bilhões de dólares), um aumento de 8,1 por cento em relação ao ano anterior.
“O rápido desenvolvimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial de próxima geração (IA) e as ciências da vida, irá acelerar a reformulação do padrão global da indústria e da cadeia de suprimentos, alterando profundamente as vantagens comparativas e competitivas dos países ao redor do mundo”, disse Gao. Ele enfatizou a necessidade de se concentrar na vanguarda científica e tecnológica do mundo e aplicar as conquistas para promover o desenvolvimento de alta qualidade.


Zhao Yuliang, membro do 14o Comitê Nacional do PCPCC e acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, acredita que novas forças produtivas de qualidade devem ser desenvolvidas através do crescimento da cadeia de talentos, o aprimoramento da rede tecnológica, a ativação da rede de inovação e a modernização da rede industrial.


Zhao disse que a China está em primeiro lugar globalmente em termos da quantidade total de recursos de talentos, recursos humanos de ciência-tecnologia e pessoal de I&D. Portanto, é necessário que o país facilite ainda mais um ciclo virtuoso de educação, ciência e tecnologia, e talento, de modo a melhorar os mecanismos para o cultivo de talentos, introdução, utilização e mobilidade racional.


Acelerar a formação de novas forças produtivas de qualidade pode criar um novo motor de crescimento económico.


A modernização e a transformação das indústrias tradicionais é crucial. Dai Hegen, membro do 14o Comitê Nacional do PCPCC e presidente da China Railway Construction Corporation Limited, disse que as indústrias tradicionais servem como a base do sistema industrial moderno, e novas forças produtivas de qualidade podem efetivamente impulsionar a produtividade das indústries tradicionais.


Tomando como exemplo a indústria da engenharia da construção, ele afirmou que ainda há um enorme potencial para o desenvolvimento e utilização de espaços subterrâneos nas cidades.

Portanto, é necessário acelerar a I&D e a utilização de especificações equipamentos para exploração inteligente e construção no profundo subterrâneo das cidades, a fim de promover o desenvolvimento de alta qualidade da indústria.


É importante desenvolver e fortalecer as indústrias emergentes estratégicas. “Indústrias emergentes estratégicas são caracterizadas por inovação ativa e tecnologia intensiva, proporcionando um enorme potencial para o desenvolvimento e crescimento de novas forças produtivas de qualidade”, disse Gao Wen, deputado do 14o NPC, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, e diretor do Laboratório Pengcheng.


Segundo ele, as indústrias emergentes estratégicas da China floresceram nos últimos anos, que representaram cerca de 13% do PIB da China.


O layout orientado para o futuro deve ser feito para as indústrias do futuro. “Embora as indústrias do futuro ainda estejam na sua infância, elas podem desempenhar um papel crucial na orientação do desenvolvimento econômico e social”, disse Zhao, acrescentando que é urgente planejar para as indústria do futuro e acelerar a formação de novas forças produtivas de qualidade.


“Na era da IA, o poder computacional e a energia são recursos importantes”, disse Gao Wen. Ele disse que o Laboratório Pengcheng está desenvolvendo um grande modelo com foco em aspectos-chave, como algoritmos de modelo e sistemas de treinamento, com o objetivo de capacitar várias indústrias com IA.

- Advertisement -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article